Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 27 de outubro de 2010






Os Animalescos.

"O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas", relata Mayara Curcio, 20 anos, aluna do quarto ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying.”

Folha de São Paulo


Alertei meus olhos no dia de hoje lendo uma notícia como esta. E cá estou eu mais uma vez a falar sobre esse assunto.

A coisa toda consiste no seguinte: é um dia de festa, pois se trata dos jogos universitários que ocorrem na cidade de Araraquara (São Paulo), um encontro de jovens estudantes que deveriam interagir entre si, trocando idéias e experiências sobre seus cursos e caminhadas quem vem percorrendo na sua vida universitária, além claro, de competir e torcer pelas equipes que representam a sua instituição de ensino superior.

Eis que então, dentro do evento esportivo que deveria ser só alegria, glória e regado a muitas vitórias épicas, há a presença de rapazes que se apresentam como pseudos galãs universitários, se aproximam de suas colegas ou jovens meninas de outras universidades. No seu julgamento não são pessoas qualificadas, são “gordas” e, por possuírem essa característica, simplesmente por isto, vejam vocês, são agarradas a força por estes “galãs” como se fossem um touro de rodeio, e estes montam em cima destas, ganhando quem ficar o maior tempo possível nesta posição.

Animalesco (adj. Relativo aos animais. / Que participa da qualidade dos animais; estúpido, brutal.) - Eis aí o significado.  Só que me atenho a esse significado da seguinte forma. Primeiro, um ato deste não é relativo a animais, pois nem animais são tão ignorantes, selvagens e dotados de crueldade assim para com os seus e com outros, não possuem essa mentalidade grotesca, repugnante, ridícula. Agem por instinto, sobrevivência, mas não por simples diversão.

Segundo, as qualidades dos animais não condizem em nada com atos dessa natureza, independente do animal que a humanidade já tenha catalogado através de suas descobertas. Terceiro e último, concordo, aí sim, com os significados, estúpido e brutal dados a palavra. Estes combinam com o fato e seus agentes.

Confesso a vocês que reflito, mas não chego a um consenso do que pode ser feito a respeito de coisas como estas, coisas feitas por jovens com sérias perturbações como o caso aqui. Leio muito ultimamente sobre fatos assim ou semelhantes que envolvem jovens contra jovens, são recorrentes, muito vem se falando a respeito da motivação que traciona estes que agem dessa forma, alguns dizem que é pela competitividade, outros que a culpa é dos pais que não impõem limites, outros que são as drogas, outros que seria uma forma de se impor através da força. Realmente não cheguei a uma conclusão concreta, mas há um por que desta minha dificuldade.

Isso ocorre, por que a coisa toda é como um acidente de avião, a causa nunca é uma só, isolada e sim um conjunto de fatores, vários motivos, humanos e mecânicos, coisa complexa mesmo de se entender.

Bem menos complexo é concordar com isto. Sou totalmente contra os maus tratos contra os animais e contra os rodeios também, até por que amarrar os testículos de um animal e queimá-los ou espancá-los para que o animal fique uma fera indomável é um ato inominado.

Assim como estes animais sofrem dessa forma, sofrem como eles ou mais do que eles as estudantes ditas “gordas”, tendo as suas vidas queimadas a ferro e suas vidas espancadas por acontecimentos imotivados, algo sem pé nem cabeça.

Mas alerto àqueles que as rotulam assim, pois depois de um tempo, eis que o mundo dá muitas voltas, de duas uma, a “gorda” pode se tornar uma deusa, linda, esquia, rosto lindo, pernas longas, pés lisos como seda, cabelos sedosos e curvas fatais, como diria meu mentor David Coimbra e, conseqüentemente, desta forma, vocês, jovens ignorantes podem arrepender-se a morte.

Ou as “gordas” vão também formar-se em suas áreas de trabalho, como, por exemplo, a medicina e, um dia, vocês todos, os Animalescos, eis que entram consultório adentro e a sua frente está uma das mais competentes profissionais na área da medicina de que você necessita, a “gorda”.

Moral da história: sua vida está nas mãos de quem lhe serviu de touro humano, nas mãos de quem você agarrou a força e disse só estar brincando como disse Roberto Negrini, estudante do campus de Assis, um dos organizadores do "rodeio das gordas" como era chamada a coisa toda, sendo Roberto o criador da comunidade do Orkut sobre o tema, já sentindo nas entranhas do seu corpo e através de suas tripas sendo retorcidas a maldição em decorrência do que fez e organizou. Mas não se preocupe Roberto, ela não se vingará se por ventura ambos se reencontrarem, pois elas não são da sua laia, não fazem parte desse engodo humano que você Animalesco faz.

Aos Animalescos digo, tratem de se cuidar, pois mesmo que com todo o talento da “gorda”, pois assim vocês todos a rotularam naquele dia e sendo ela uma renomada médica, esta fará tudo que está ao alcance dela, sem receios, mas e se tudo isso não for o necessário para salvá-lo, saiba que isso tudo está lhe acontecendo por que há coisas na vida que não dependem de nós. Portanto, cuidado.

Marcelo Ferla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.