Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

domingo, 23 de maio de 2010

Curiosidades

 

 

Eles fazem bem demais (Bichos)

 

 





















Labrador Retriever




ACASO E DESCOBERTA

Os animais ganharam um espaço importante no tratamento de pacientes esquizofrênicos com o trabalho pioneiro da psiquiatra Nise da Silveira (1906-1999). Contrária às técnicas agressivas de tratamento, a médica percebeu por acaso o potencial terapêutico dos animais. 
Era o início da década de 50 e ela observou as mudanças de comportamento de um paciente a quem delegara os cuidados de uma cadelinha abandonada em hospital do Rio de Janeiro.

A partir daí, desenvolveu uma pesquisa sobre as relações emocionais entre pacientes e animais, que costumava chamar de co-terapeutas.

Nise descobriu que os bichos reúnem qualidades que os transformam em ponto de referência estável, a partir do qual o doente pode se organizar psiquicamente. Um exemplo disso é o caso de uma paciente que retomou a capacidade criativa como pianista por meio da relação com bichos.

Fonte: uol/bichos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.