Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Opinião do Blogueiro.


Já vi muitas vezes esta foto postada no Facebook, e não tinha tido a iniciativa de me manifestar a respeito dela.

A lição óbvia que fica dela é que por mais diferente que as pessoas achem que você é, isso não o torna um estranho, tudo por conta de suas convicções, fé e forças internas. Acredite nelas e não dê bola a pessoas comuns, que não possuem senso analítico das coisas e da grandeza de certos atos e pessoas.




Ao ver um site de fotografias clássicas em P&B que foram coloridas por uma artista, uma foto me chamou a atenção. Fui pesquisar do que ela se tratava e achei a história muito interessante da atitude de uma mulher que mudou muita coisa nos EUA.

Dorothy Counts foi a primeira estudante negra admitida numa escola pública americana (de brancos). A fotografia retrata seu primeiro dia de aula na Universidade de Harry Harding, na Carolina do Norte (EUA), em 1957.
O vestido de Dorothy foi feito por sua avó especialmente para seu primeiro dia de aula. Cuspiram nele.

Centenas de alunos seguiram e acompanharam sua chegada à escola. De vez em quando alguns jogavam coisas em sua direção enquanto outros faziam gestos obscenos. Os estudantes gritam para ela voltar para casa. Dorothy foi em frente sem reagir.

Este absurdo momento de violência prosseguiu nos dias seguintes. Foram 4 dias de perseguições e insultos. Jogavam lixo durante a sua refeição e seu armário era saqueado. Depois surgiram ameaças telefônicas agravando ainda mais a situação. Por fim, os seus pais consideraram que a sua vida poderia estar em risco e optaram por tirá-la da escola.

Pode parecer pouco mas os quatro dias em que Dorothy tentou frequentar a Harry Harding High School foi de grande importância para o Movimento dos Direitos Civis e fim da segregação racial nos Estados Unidos.

O preconceito torna o cérebro ignorante e as pessoas cegas.


Marcelo Ferla

2 comentários:

  1. texto maravilhoso Marcelo, realmente essa época foi uma vergonha para o mundo, pois pessoas são pessoas, ñ importando cor, mas ñ foi bem assim, por algum tempo...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.