Nesta quarta-feira a Infraero pediu autorização à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para reduzir as vistorias que determinam se os nossos aeroportos suportam pousos sem riscos de derrapagem das aeronaves.
Agora me respondam. Qual a utilidade positiva de uma decisão favorável da Anac em favor do pedido efetuado pela Infraero?
Respondo. Nenhuma.
Ao que parece, a cada dia vivemos em um mundo onde o lucro das empresas do setor aeroviário é o que importa, custe o que custar, e explo-se se esse custo for o de vidas ceifadas violentamente com futuros acidentes decorrentes de falhas nas pistas como ocorreu com o vôo da empresa TAM no ano de 2007 que vitimou 199 pessoas no Aeroporto de Congonhas, justamente pela falta de aderência na pista ocasionada pela falta de ranhuras nesta, como todos vocês devem lembrar.
Pior do que isto é a linha totalmente na contramão de tudo e todos em que a Infraero se coloca, na medida em que, na opinião dos especialistas em segurança aeroviária de todo o mundo dizem estes, ser indispensável a vistoria periódica no que se refere a esse sistema de segurança em aeroportos.
Portanto, torna-se no mínimo absurdo e inviável o pedido da Infraero, bastando para tal conclusão o raciocínio simplório e o uso do bom senso de que tal solicitação, em sendo aceita, coloca em risco milhares, senão milhões de vidas, o que obviamente é inaceitável.
Marcelo Ferla
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