Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Homens admiráveis.





FRANZ KAFKA - O Livre Arbítrio

Um homem é dotado de livre arbítrio e de três maneiras: em primeiro lugar, era livre quando quis esta vida; agora não pode evidentemente rescindi-la, pois ele não é o que a queria outrora, excepto na medida em que completa a sua vontade de outrora, vivendo.

Em segundo lugar, é livre pelo fato de poder escolher seu caminho nesta vida e a maneira de o percorrer.

Em terceiro lugar, é livre pelo fato de, na qualidade daquele que vier a ser um dia, ter a vontade de se deixar ir, custe o que custar, através da vida e de chegar, assim, a si próprio por um caminho que pode, sem dúvida, escolher, mas que, em todo o caso, forma um labirinto tão complicado que toca nos menores recantos da sua própria vida.

São esses os tês aspectos do livre arbítrio que, por se oferecerem todos ao mesmo tempo formam apenas um e de tal modo que não há lugar para um arbítrio, quer seja livre ou servo.


texto: Franz Kafka, in "Meditações"

post: Marcelo Ferla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.