Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010






Os Animalescos.

"O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas", relata Mayara Curcio, 20 anos, aluna do quarto ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying.”

Folha de São Paulo


Alertei meus olhos no dia de hoje lendo uma notícia como esta. E cá estou eu mais uma vez a falar sobre esse assunto.

A coisa toda consiste no seguinte: é um dia de festa, pois se trata dos jogos universitários que ocorrem na cidade de Araraquara (São Paulo), um encontro de jovens estudantes que deveriam interagir entre si, trocando idéias e experiências sobre seus cursos e caminhadas quem vem percorrendo na sua vida universitária, além claro, de competir e torcer pelas equipes que representam a sua instituição de ensino superior.

Eis que então, dentro do evento esportivo que deveria ser só alegria, glória e regado a muitas vitórias épicas, há a presença de rapazes que se apresentam como pseudos galãs universitários, se aproximam de suas colegas ou jovens meninas de outras universidades. No seu julgamento não são pessoas qualificadas, são “gordas” e, por possuírem essa característica, simplesmente por isto, vejam vocês, são agarradas a força por estes “galãs” como se fossem um touro de rodeio, e estes montam em cima destas, ganhando quem ficar o maior tempo possível nesta posição.

Animalesco (adj. Relativo aos animais. / Que participa da qualidade dos animais; estúpido, brutal.) - Eis aí o significado.  Só que me atenho a esse significado da seguinte forma. Primeiro, um ato deste não é relativo a animais, pois nem animais são tão ignorantes, selvagens e dotados de crueldade assim para com os seus e com outros, não possuem essa mentalidade grotesca, repugnante, ridícula. Agem por instinto, sobrevivência, mas não por simples diversão.

Segundo, as qualidades dos animais não condizem em nada com atos dessa natureza, independente do animal que a humanidade já tenha catalogado através de suas descobertas. Terceiro e último, concordo, aí sim, com os significados, estúpido e brutal dados a palavra. Estes combinam com o fato e seus agentes.

Confesso a vocês que reflito, mas não chego a um consenso do que pode ser feito a respeito de coisas como estas, coisas feitas por jovens com sérias perturbações como o caso aqui. Leio muito ultimamente sobre fatos assim ou semelhantes que envolvem jovens contra jovens, são recorrentes, muito vem se falando a respeito da motivação que traciona estes que agem dessa forma, alguns dizem que é pela competitividade, outros que a culpa é dos pais que não impõem limites, outros que são as drogas, outros que seria uma forma de se impor através da força. Realmente não cheguei a uma conclusão concreta, mas há um por que desta minha dificuldade.

Isso ocorre, por que a coisa toda é como um acidente de avião, a causa nunca é uma só, isolada e sim um conjunto de fatores, vários motivos, humanos e mecânicos, coisa complexa mesmo de se entender.

Bem menos complexo é concordar com isto. Sou totalmente contra os maus tratos contra os animais e contra os rodeios também, até por que amarrar os testículos de um animal e queimá-los ou espancá-los para que o animal fique uma fera indomável é um ato inominado.

Assim como estes animais sofrem dessa forma, sofrem como eles ou mais do que eles as estudantes ditas “gordas”, tendo as suas vidas queimadas a ferro e suas vidas espancadas por acontecimentos imotivados, algo sem pé nem cabeça.

Mas alerto àqueles que as rotulam assim, pois depois de um tempo, eis que o mundo dá muitas voltas, de duas uma, a “gorda” pode se tornar uma deusa, linda, esquia, rosto lindo, pernas longas, pés lisos como seda, cabelos sedosos e curvas fatais, como diria meu mentor David Coimbra e, conseqüentemente, desta forma, vocês, jovens ignorantes podem arrepender-se a morte.

Ou as “gordas” vão também formar-se em suas áreas de trabalho, como, por exemplo, a medicina e, um dia, vocês todos, os Animalescos, eis que entram consultório adentro e a sua frente está uma das mais competentes profissionais na área da medicina de que você necessita, a “gorda”.

Moral da história: sua vida está nas mãos de quem lhe serviu de touro humano, nas mãos de quem você agarrou a força e disse só estar brincando como disse Roberto Negrini, estudante do campus de Assis, um dos organizadores do "rodeio das gordas" como era chamada a coisa toda, sendo Roberto o criador da comunidade do Orkut sobre o tema, já sentindo nas entranhas do seu corpo e através de suas tripas sendo retorcidas a maldição em decorrência do que fez e organizou. Mas não se preocupe Roberto, ela não se vingará se por ventura ambos se reencontrarem, pois elas não são da sua laia, não fazem parte desse engodo humano que você Animalesco faz.

Aos Animalescos digo, tratem de se cuidar, pois mesmo que com todo o talento da “gorda”, pois assim vocês todos a rotularam naquele dia e sendo ela uma renomada médica, esta fará tudo que está ao alcance dela, sem receios, mas e se tudo isso não for o necessário para salvá-lo, saiba que isso tudo está lhe acontecendo por que há coisas na vida que não dependem de nós. Portanto, cuidado.

Marcelo Ferla 
Continue Lendo... ►

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Falando Nisso!!!




















Falando Nisso!!!


Em tempos onde a humanidade presenciou o maior resgate de mineiros da história da humanidade ocorrido no Chile, acontecimento este comparado por alguns em termos de impacto  e cobertura somente aos ataques do 11/09, esta foto acima demonstra uma realidade tão trágica quanto o que ocorreu com os chilenos, ou melhor dizendo, acontinuidade de uma realidade diária e que só obteve relevância em decorrência da situação de 33 homens no Chile.

Apesar de toda a repercussão do resgate no Chile, na China as condições extremas de insalubridade e de desumanidade em nome do lucro e do desenvolvimento desenfreado do grande Tigre Asiático, colocam os mineiros chineses em situação de risco  diário, constante e total, pouco se recordando o governo Chinês do que recém ocorrera lá no Chile. Também não é mais recordado pelo  mundo e orgãos de fiscalização, tudo isto, justamente pela negligência e em favor da pior criação que o Homem introduziu em nossa história, o dinheiro. 

Termino dizendo o seguinte. Para aqueles que acreditam no Demônio, o que não é meu caso, saibam os crentes desta entidade que o seu atual nome é dinheiro e que este instala a barbárie por conta disto, até por que, é disto que Chifrudo vive.


Marcelo Ferla
Continue Lendo... ►

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Botão Vermelho.





















Botão Vermelho

“Em seguida, ambos os presidentes e suas respectivas delegações começaram a rodada de reuniões, focadas, segundo fontes oficiais, na expansão dos vínculos econômicos, em particular no setor energético.”

Folha de São Paulo 19/10/2010.


Não haveria o menor problema em se ler uma notícia desse teor se as comissões e os presidentes não fossem Hugo Chaves e Mahmoud Ahmadinejad, respectivamente os líderes de Chile e Irã.

Pior ainda do que o encontro entre os dois líderes mais controversos dos tempos atuais é a informação contida na reportagem da F. de São Paulo que diz respeito “a reuniões focadas na expansão da parceria entre as duas nações, especialmente na área energética.” Para os menos avisados, se tem diante dos olhos uma noticia comum, mas não se enganem.

Com a compra desenfreada de armamentos dos mais variados por parte da Venezuela e em se empregando uma interpretação mundial de que essa expansão energética significa o aumento do enriquecimento de urânio, elemento este que quando puro se apresenta na forma sólida, metálica e, claro, extremamente radioativo, sendo que pode ser inicialmente utilizado para fins bélicos (bomba nuclear) ou como fonte de combustível a notícia passa a ser definitivamente uma bomba.

Se pensarmos que á dias atrás, Hugo Chaves prometeu a Belarus o fornecimento de petróleo por mais de 200 anos, o problema de combustível não é uma prioridade para a Venezuela, restando assim, a questão bélica.

Coisa piora cada vez mais na medida em que vamos avançando com os olhos diante das últimas notícias vindas das bandas de lá. Isso por que há informações de que nos três primeiros dias de visita de Chaves, haveria este prometido um investimento da Venezuela na jazida de South Pars, considerada a mais rica do mundo em, adivinhe, urânio e da qual as grandes multinacionais tiveram que se retirar devido às sanções que pesam sobre o Irã por seu programa nuclear.

Talvez nada disso seja o que estes dois ditadores queiram realmente fazer, sendo essas informações tão somente uma forma de arrepiar a espinha do Ocidente ou da luta contra o “Imperialismo Ocidental”, como ambos chamam o fenômeno de domínio que o demônio EUA lidera.

Mesmo assim é algo a se refletir, pois, em se falando sempre de EUA, Venezuela e Irã, concluí-se, inevitavelmente, em qualquer mesa de debate, a forte possibilidade de uma guerra nuclear o que, afinal, nenhum de nós, seres racionais, deseja.

Portanto, seria tudo isto fogo de palha ou conversas e desejos sérios de ambos os malucos aí embaixo? Espero que se possa descobrir antes que o primeiro botão vermelho seja apertado, pois se isso vier a ocorrer já tarde e fatal. 



 














Marcelo Ferla  
Continue Lendo... ►

sábado, 16 de outubro de 2010

Elas mandam desde pequenas.




As crianças realmente são surpreendentes, são dignas de admiração sempre, nunca esqueça disto. A menina Isabel é a prova disto.







Marcelo Ferla
Continue Lendo... ►

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Disputa limpa já.







Disputa limpa já.

Não ando muito bem de saúde para escrever quase que diariamente como costumo fazer. Disso vocês já sabem.


Mas como blogueiro fiel e ser inquieto que sou diante de situações que considero importantes e que merecerem uma análise crítica e elucidativa, acabo ficando inquieto, nervoso, o que gera uma inquietação, que por sua vez gera um comichão em minhas mãos e neurônios e que por sua vez faz com que escreva.


O problema desta vez vem sendo a troca de acusações entre os presidenciáveis. Não sei se já escrevi isto aqui alguma vez, mas sou um eleitor levado pela pessoa que o candidato é.


Antes de qualquer coisa voto na pessoa, pois antes de tudo o ser humano, na forma de candidato e futuro presidente que se propõem a ser, deve ser analisado como ser comum, até por que, um homem ou mulher que não é uma boa pessoa nas coisas comuns da vida, boa coisa não fará no poder, sem o funcionamento do básico, tão pouco funcionará o complexo. Outro ponto importante é o trato e mudanças que ocorrem com quem adquire poder. O poder corrompe, o poder envenena as veias daquele que o tem como uma droga injetável, e muitos poucos são os que não se viciam na droga que gera dependência chamada poder.  


Tal situação, por todos estes motivos, me torna um cidadão apolítico, não tenho bandeira, não defendo partido, nem sigla partidária, nem tão pouco princípios políticos de um ou de outro, sigo sim os meus princípios. Voto com a convicção de que o presidenciável que levará meu voto tentará, na medida do possível, cumprir com o que prometeu e, principalmente, nos proporcionar a possibilidade de vivermos em um país mais integro, transparente, respeitador dos cidadãos que o formam. Mas não se trata somente disto.


Vem ocorrendo nos últimos dias um bombardeio em meu facebook através de mensagens de que fulano fez isso, cicrano fez aquilo que está me irritando por demais, sim, por que esse tipo de coisa acresce em muito pouco na decisão de um voto. Por favor, me poupem.


Após todos os escândalos que vivemos durante o ano de 2009 e 2010, como atos secretos, propinas filmadas, nepotismo, dentre outros, realmente não acredito que acusar o outro e vice-versa seja a melhor estratégia de campanha, salvo se um dos candidatos estiver desesperado e com medo de perder o pleito. No mesmo sentido, ouvi algumas pessoas se manifestando no sentido de que seria no segundo turno que as eleições começariam, com um embate entre os candidatos recheados de calorosos discursos, a verdadeira disputa democrática.


Dia desses vi e ouvi David Coimbra contar em um dos programas CaféTVCOM sobre o que ele considera a maior disputa a corrida presidencial de nossa história, a de 1989.


Contou este que durante um debate, o candidato Leonel Brizola, olhou para seu adversário Fernando Collor e sentenciou: “Este definitivamente não é o melhor candidato a se votar, mas em nome da nova democracia, se o eleitor não quer votar na minha pessoa, que vote na pessoa de Fernando Collor, pois o que importa é não retrocedermos mais politicamente, pois já sofremos demais.”


A elegância de Leonel Brizola, que apareceu mesmo que com o uso daquela voz de comandante de batalhão que tinha, demonstrou que não há necessidade alguma em se agredir grosseiramente o rival para se fazer boa política e, por conseqüência, uma boa disputa a presidência.


Mas as pessoas não estão entendendo isto, como na televisão, nos filmes e nas notícias, querem que a coisa pegue fogo e, se possível, exploda.


Desta forma, meu facebook está virando um pinico de candidatura, através da pior das formas, a forma da troca de ofensas que ocorre de forma recíproca entre presidenciáveis, destacadas por meio de seus eleitores e amigos e amigas que lá tenho.


Acho definitivamente que aquilo que deve ser analisado pelos eleitores são as propostas possíveis que cada um dos candidatos tem, para que assim haja uma possibilidade de acontecer o que realmente espero destas eleições, que vença o melhor para o país, nada mais, até por que eleiçoes presidenciais não são reality shows.


Marcelo Ferla
Continue Lendo... ►

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Simon o gato sensacional.




Aí vai mais uma do Simon, o gato que é uma figuraça.








Quero agradecer ao meu amigão Guilherme Souto, o Gui, que me envia sempre vídeos divertidos, criativos e de bom gosto, ou seja, a cara dele. Valeu Gui.

Marcelo Ferla
Colaboração: Guilherme Souto
Continue Lendo... ►

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comunicado.



















Gostaria de comunicar aos meus leitores que estou doente e que por um tempo, provavelmente, não estarei postando novos materiais. Mas, se possível for, colocarei algum novo texto ou algo que vocês curtam dentro das categorias do blog.

Um abraço a todos, se cuidem.

Marcelo Ferla
Continue Lendo... ►

quarta-feira, 6 de outubro de 2010




Pessoal, tenho algo importante a lhes confessar. Sou apaixonado por animais.

Mas não pensem vocês que isso é uma coisa comum, pois podem pensar assim: "ah eu também sou como o Marcelo, muitas pessoas são como ele”.

Isto me trás problemas. Minha esposa vive me perguntando: “Marcelo, como que tu consegue ficar olhando somente esses canais de documentários, de animais e de esporte?”. Nem me mexo.

Confesso que melhorei para o contexto geral que vivemos, ando olhando alguns canais de celebridades, mas aí faço outra confissão. Não quero saber da vida dos famosos, olho com minha esposa para fazer companhia a ela e para ver, claro, as mulheres, mulheres estas belas, reluzentes, enfim, mulheres.

Mas voltando aos animais, aí vão algumas imagens que me comoveram.

Imagens estas de filhotes de animais nascidos em cativeiro, todos eles aí embaixo nasceram em cativeiros pelo mundo afora.

Que assim continue que esses seres humanos continuem fazendo o seu trabalho para conservar estes belos animais, pois pretendo que meus filhos os conheçam pessoalmente um dia e para isto, preciso que estes seres humanos continuem proporcionando isto tudo.    































Continue Lendo... ►

A beleza e inteligência a serviço da política.






Olha, vou dizer uma coisa a vocês todos. Passamos por uma eleição aonde vimos coisas que talvez, espero eu, não venhamos a ver tão cedo. Porém e, ainda bem, temos os momentos salutares de uma eleição. Dirão o que quiserem, mas a moça aí de cima Manuela D'Ávila, uma de minhas "Musas" ,é um sopro de esperança em relação a tudo o que aconteceu. Belíssima, inteligente, engajada com o futuro dos nossos jovens é um colírio para os meus olhos e mente. Se ela ganhou votos por seu carisma e beleza?
Acontece.

Marcelo Ferla
Continue Lendo... ►